Quero propor uma reflexão e também uma provocação!
Ser um professor inovador não é (re)inventar a roda! Mas usar de uma série de conhecimentos adquiridos sobre sua área de atuação, tecnologias digitais e estratégias de ensino que permitam uma aprendizagem significativa para os alunos.
Esse professor tem brilho nos olhos, ama o que faz e sente-se feliz em ensinar e aprender com seus alunos. É curioso, criativo e sempre pensa em formas diferentes de preparar e planejar a aula, projetos integradores e atividades envolventes... Quero chamar a atenção que existem níveis diferentes de imersão nas tecnologias digitais, e que é difícil (para não dizer impossível) conhecer tudo que temos disponível. Por isso é muito importante participar de grupos, trocar experiências...
A minha provocação é que por mais que gostamos muito de uma ferramenta, não podemos "obrigar" ninguém a usá-la ou ficar nela para sempre. Precisamos ensinar, dar opções e permitir que os alunos escolham qual a mais adequada, qual se identificam mais ou até ir além e permitir que eles tragam novas propostas.
Um professor inovador, também está sempre refletindo sobre essas questões, pensando sobre suas práticas e como pode sempre melhorar.
Pense nisso 😉
Comentários
Postar um comentário