Fonte: http://br.masternewmedia.org/2010/02/16/escrita_colaborativa_online_como_blogs_e_wikis.htm |
Quantas vezes enquanto fazia um trabalho em grupo você se perdeu em meio a tantos arquivos enviados e reenviados? Quantas vezes salvou o último arquivo com títulos parecidos com: “Versão Final” ou “Versão Final 1” ou “Versão Final Final” (pelo menos do nosso projeto de graduação era algo parecido...)? E o pior de todos, quem nunca imprimiu a versão errada do trabalho?
Além de todos esses contratempos, hoje graças à
internet, mesmo estando a km de distância de nossos colegas de sala de aula ou
do trabalho, podemos nos comunicar ao mesmo tempo graças a aplicativos como
chamadas de vídeo do whatsapp, facebook ou o mais conhecido Skype (conhece
outros? Não deixe de comentar). E como ficam os trabalhos em grupo? Enviar e
reenviar várias vezes versões do mesmo arquivo não tem dado tão certo.
Uma opção pode ser a escrita colaborativa. Além de uma
habilidade a ser trabalhada com alunos de diferentes modalidades de ensino e
idades, pode ser útil para facilitar os trabalhos em grupo ou mesmo orientações
de um professor para um grupo ou apenas para um aluno.
Minhas sugestão é utilizar o Google Docs para essa
atividade. Existem outras ferramentas disponíveis como o próprio OneDrive da
Microsoft, mas confesso que prefiro e uso mais o Google Docs devido aos demais
aplicativos do pacote.
No Docs é possível abrir um documento em branco e
compartilhá-lo com os demais integrantes do grupo e o professor. Você pode
configurar as permissões, se as pessoas poderão editar ou apenas visualizar o
seu arquivo. Caso possam editar, o Docs personaliza uma cor para cada usuário e
é possível rastrear todas as alterações realizadas no documento, por data,
horário e responsável.
O Docs salva automaticamente o arquivo e você não
precisa se preocupar se a internet cair ou acabar a luz. Depois você poderá
salvar o arquivo em diferentes formatos. A interface é bem semelhante ao editor
de textos da Microsoft, porém as ferramentas estão dispostas de maneira
diferente e você pode demorar um pouco a se acostumar, mas nada que alguns
minutos, paciência e alguns tutorias no Youtube não ajudem.
Além disso, você pode enviar comentários sobre
parágrafos ou frases e até mesmo iniciar um chat pelo Docs. Várias pessoas
podem acessar o documento simultaneamente. Basta organização para um não
atrapalhar o outro.
Sugestão de aplicação de atividades:
- Orientação de TCC em grupo ou individual
- Redações
- Dicionários Online
As possibilidade de aplicação são infinitas e
dependem do seu objetivo. Gosto de dizer que o professor precisa conhecer as
ferramentas e de acordo com as disciplinas e os trabalhos que irá passar aos
alunos, deve identificar quais as ferramentas estão de acordo com a proposta e podem
facilitar a atividade.
Deixo para download um tutorial de escrita
colaborativa, caso você tenha gostado da ideia e pretende aplicá-la em breve.
É professor
e tem dúvidas de como usar as novas tecnologias na sua aula? É aluno e não sabe como usar as tecnologias
para organizar seus estudos e potencializar a sua aprendizagem? É diretor ou
pedagogo e quer implementar uma cultura de metodologias ativas na sua escola?
Eu posso te ajudar. Não deixe de entrar em contato!
Comentários
Postar um comentário