Prezados
leitores, colegas e alunos!
Há
algum tempo não escrevo para o blog, mas os ventos dizem que nesse ano será
diferente. Se antes era estudante por conta própria de educação e tecnologia,
agora estudo oficialmente. Aproveitarei meus estudos para compartilhar aqui
textos e opiniões diversas sobre assuntos relacionados a Linguagem, Tecnologia
e Ensino que hoje são meus objetos de estudo.
E
para o primeiro texto dessa linha, vou abordar o conceito de “Letramento
Digital”.
Fonte: https://insights.samsung.com/2016/04/08/online-testing-highlights-the-need-for-digital-literacy/
Antes
de definir “Letramento Digital” torna-se necessário contextualizar a situação
em que a sociedade encontra-se atualmente. Ao longo dos anos a tecnologia tem
evoluído abruptamente e invadido as relações sociais e profissionais, alterando
a forma de adquirir informação e de se comunicar. Quando fala-se em Letramento,
o foco é direcionado aos textos impressos, quando ampliamos esse conceito para
“Letramento Digital” devemos acrescentar a habilidade de leitura e escrita a
prática social de compreensão e criação de textos utilizando a linguagem
multimidiática em ambientes digitais. (DALEY, 2010) (Ribeiro e Coscarelli,
2005) (SOARES, 2002)
Após
a compreensão do conceito de Letramento Digital, deve-se identificar as
habilidades básicas necessárias para que um sujeito seja considerado como
“letrado digital”. O fato de enviar um e-mail ou um SMS pelo celular não
configura o indivíduo como “letrado digital”, para isso é necessário segundo
DALEY (2010) “aprender a escrever para a tela e a analisar a multimídia”.
Segundo a pesquisadora não basta ser exímio utilizador de recursos digitais,
deve-se analisar o design, os efeitos, a tipografia escolhida. O saber “navegar
na rede” não é o suficiente para compreender todas as possibilidades oferecidas
pela tecnologia, deve-se aprender a utilizá-las e em interpretá-las.
Há
muito tempo reflito sobre essa situação, porém não havia embasamento teórico,
que hoje possuo. Os alunos de hoje, conseguem utilizar muito bem as novas
tecnologias, descobrem novos aplicativos e recursos todos os dias, porém quando
são desafiados a realizarem pesquisas, muitas vezes simples, apresentam grande
dificuldade.
Para
DALEY (2010) os cursos de graduação deveriam contemplar disciplinas que
objetivassem o estudo da linguagem multimidiática, para melhor aplicação de
recursos digitais, como é o caso dos filmes. Assim como são alfabetizados nos
anos iniciais, posteriormente os discentes deverão aprender a ler e escrever a
linguagem multimidiática.
Os mais jovens já apresentam facilidades para lidar
com essa linguagem, porém precisam ser instruídos de como usá-la em benefício
próprio para a construção do aprendizado, que poderá (e deve ser) colaborativo.
Deve-se ressaltar a importância da formação de docentes que estejam aptos e
preparados para utilizar de forma pedagógica esses recursos em sala de aula,
permitindo todo seu potencial e não apenas como complementos dos textos
escritos.
Apesar
de toda a praticidade das novas tecnologias em nossa sociedade, deve-se
ressaltar que em muitos países, como é o caso do Brasil, milhares de pessoas
não tem o mesmo acesso a elas, por exemplo. Essa situação caracteriza a
“Exclusão Digital”, reforçada pela desigualdade social, má distribuição de
renda e falta de investimentos em educação, o que exige novas políticas
públicas e a ampliação do acesso as novas tecnologias para as classes menos
favorecidas. (Ribeiro e Coscarelli, 2005)
Dos
textos que li para o entendimento do conceito de Letramento Digital, o que mais chamou-me a atenção foi a necessidade da capacitação de alunos e
professores para serem realmente letrados digitais, para enfim explorarem todas
as possibilidades, e não apenas se contentar com o uso da tecnologia e não em entender sua linguagem.
Referências
Bibliográficas
- SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. vol.23 no.81 Campinas Dec. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf . Acesso em 10/03/2017.
- Verbetes letramento e letramento letramento digital em: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Ed. UFMG. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ . Acesso em 10/03/2017.
- DALEY, Elizabeth. Expandindo o conceito de letramento. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 49, n. 2, p. 481-491, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200010 . Acesso em: 10/03/2017.
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