Fonte: Divulgação FIEMG
Excelente a iniciativa do SESI MG ao desenvolver o Projeto Escola Segura, que consiste em um material didático direcionado para crianças e jovens, abrangendo o tema Saúde e Segurança em situações do cotidiano.
O material divide-se em duas cartilhas de acordo com o público-alvo, estabelecido pela faixa etária. A primeira cartilha tem como objetivo conscientizar e despertar nas crianças através de ilustrações e um texto tranquilo a atenção em casa (com equipamentos elétricos, fogo, brinquedos e outros) ,parques (brincadeiras) e na escola, relatando situações corriqueiras, mas que podem gerar sérios acidentes. Ainda traz exercícios que podem ser utilizados pelos professores e também pelos pais, permitindo à criança analisar as situações apresentadas e começar desde novos a entender a importância da segurança.
Os professores têm papel fundamental ao tratar esse assunto na sala de aula, mas cabe também aos pais estarem atentos e atualizados sobre os riscos em casa, na rua... E que possam também aprender com esse material e favorecer as práticas de segurança com as crianças.
O público adolescente pode encontrar na segunda cartilha um material bem elaborado apresentando, por exemplo, casos de incêndio que são estudados a fundo, oferecendo diversas matérias, textos e informações técnicas que permitem aos jovens estudar as causas de acidentes e a identificar situações de risco.
Há muito tempo trabalho com meus alunos a importância da conscientização ainda quando crianças dos nossos futuros trabalhadores. É muito complicado após anos sem conhecer a importância da segurança do trabalho e cometendo diversos atos inseguros, que jovens cheguem a empresas e sejam apresentados as diversas ferramentas de segurança.
Assim como matérias de português e matemática, aulas de segurança do trabalho, meio ambiente e legislação de trânsito, por exemplo, deveriam ser ensinadas desde os primeiros anos da escola básica. A cultura da segurança deve extrapolar os muros da escola e também ser construída em casa. Os pais e familiares precisam estar sempre atentos a situações inseguras e gerenciar os riscos sempre presentes em nosso dia a dia.
Algumas escolas já estão trabalhando projetos como a CEPA Escolar (Comissão dos Estudantes para Prevenção de Acidentes), que seria como uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), porém voltada para a prática da segurança do trabalho dentro das escolas constituída por alunos e professores.
Aprendendo desde cedo à importância da segurança do trabalho, as crianças podem cobrar de seus pais comportamentos seguros nas empresas que trabalham. Assim quando forem trabalhar em empresas onde, para o desempenho de suas funções precisarão utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) esses jovens conscientizados da importância da segurança, receberão instruções com mais atenção, serão menos rebeldes contra a utilização dos equipamentos e contribuirão para uma cultura de segurança do trabalho que beneficiará a todos os campos da sociedade.
O material divide-se em duas cartilhas de acordo com o público-alvo, estabelecido pela faixa etária. A primeira cartilha tem como objetivo conscientizar e despertar nas crianças através de ilustrações e um texto tranquilo a atenção em casa (com equipamentos elétricos, fogo, brinquedos e outros) ,parques (brincadeiras) e na escola, relatando situações corriqueiras, mas que podem gerar sérios acidentes. Ainda traz exercícios que podem ser utilizados pelos professores e também pelos pais, permitindo à criança analisar as situações apresentadas e começar desde novos a entender a importância da segurança.
Os professores têm papel fundamental ao tratar esse assunto na sala de aula, mas cabe também aos pais estarem atentos e atualizados sobre os riscos em casa, na rua... E que possam também aprender com esse material e favorecer as práticas de segurança com as crianças.
O público adolescente pode encontrar na segunda cartilha um material bem elaborado apresentando, por exemplo, casos de incêndio que são estudados a fundo, oferecendo diversas matérias, textos e informações técnicas que permitem aos jovens estudar as causas de acidentes e a identificar situações de risco.
Há muito tempo trabalho com meus alunos a importância da conscientização ainda quando crianças dos nossos futuros trabalhadores. É muito complicado após anos sem conhecer a importância da segurança do trabalho e cometendo diversos atos inseguros, que jovens cheguem a empresas e sejam apresentados as diversas ferramentas de segurança.
Assim como matérias de português e matemática, aulas de segurança do trabalho, meio ambiente e legislação de trânsito, por exemplo, deveriam ser ensinadas desde os primeiros anos da escola básica. A cultura da segurança deve extrapolar os muros da escola e também ser construída em casa. Os pais e familiares precisam estar sempre atentos a situações inseguras e gerenciar os riscos sempre presentes em nosso dia a dia.
Algumas escolas já estão trabalhando projetos como a CEPA Escolar (Comissão dos Estudantes para Prevenção de Acidentes), que seria como uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), porém voltada para a prática da segurança do trabalho dentro das escolas constituída por alunos e professores.
Aprendendo desde cedo à importância da segurança do trabalho, as crianças podem cobrar de seus pais comportamentos seguros nas empresas que trabalham. Assim quando forem trabalhar em empresas onde, para o desempenho de suas funções precisarão utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) esses jovens conscientizados da importância da segurança, receberão instruções com mais atenção, serão menos rebeldes contra a utilização dos equipamentos e contribuirão para uma cultura de segurança do trabalho que beneficiará a todos os campos da sociedade.
Para mais informações acesse o site da FIEMG.
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