Pular para o conteúdo principal

Projeto SESI “Escola Segura” e algumas reflexões sobre a cultura de segurança do trabalho

Fonte: Divulgação FIEMG

Excelente a iniciativa do SESI MG ao desenvolver o Projeto Escola Segura, que consiste em um material didático direcionado para crianças e jovens, abrangendo o tema Saúde e Segurança em situações do cotidiano.

O material divide-se em duas cartilhas de acordo com o público-alvo, estabelecido pela faixa etária. A primeira cartilha tem como objetivo conscientizar e despertar nas crianças através de ilustrações e um texto tranquilo a atenção em casa (com equipamentos elétricos, fogo, brinquedos e outros) ,parques (brincadeiras) e na escola, relatando situações corriqueiras, mas que podem gerar sérios acidentes.  Ainda traz exercícios que podem ser utilizados pelos professores e também pelos pais, permitindo à criança analisar as situações apresentadas e começar desde novos a entender a importância da segurança.
Os professores têm papel fundamental ao tratar esse assunto na sala de aula, mas cabe também aos pais estarem atentos e atualizados sobre os riscos em casa, na rua... E que possam também aprender com esse material e favorecer as práticas de segurança com as crianças.

O público adolescente pode encontrar na segunda cartilha um material bem elaborado apresentando, por exemplo, casos de incêndio que são estudados a fundo, oferecendo diversas matérias, textos e informações técnicas que permitem aos jovens estudar as causas de acidentes e a identificar situações de risco.

Há muito tempo trabalho com meus alunos a importância da conscientização ainda quando crianças dos nossos futuros trabalhadores. É muito complicado após anos sem conhecer a importância da segurança do trabalho e cometendo diversos atos inseguros, que jovens cheguem a empresas e sejam apresentados as diversas ferramentas de segurança.

Assim como matérias de português e matemática, aulas de segurança do trabalho, meio ambiente e legislação de trânsito, por exemplo, deveriam ser ensinadas desde os primeiros anos da escola básica. A cultura da segurança deve extrapolar os muros da escola e também ser construída em casa. Os pais e familiares precisam estar sempre atentos a situações inseguras e gerenciar os riscos sempre presentes em nosso dia a dia. 

Algumas escolas já estão trabalhando projetos como a CEPA Escolar (Comissão dos Estudantes para Prevenção de Acidentes), que seria como uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), porém voltada para a prática da segurança do trabalho dentro das escolas constituída por alunos e professores.  

Aprendendo desde cedo à importância da segurança do trabalho, as crianças podem cobrar de seus pais comportamentos seguros nas empresas que trabalham. Assim quando forem trabalhar em empresas onde, para o desempenho de suas funções precisarão utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) esses jovens conscientizados da importância da segurança, receberão instruções com mais atenção, serão menos rebeldes contra a utilização dos equipamentos e contribuirão para uma cultura de segurança do trabalho que beneficiará a todos os campos da sociedade.


Para mais informações acesse o site da FIEMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquetes: um recurso para apresentação e aprendizagem

Devido aos avanços tecnológicos, acostumamos-nos a assistir apresentações de trabalhos sempre utilizando recursos visuais como o PowerPoint ou mais recentes como o Prezi. Há dez ou vinte anos atrás, usar o PowerPoint para uma apresentação era inovador, hoje em dia nem tanto. Sou apaixonada pelo PowerPoint (e para quem é como eu, indico o site da SOAP) e procuro usá-lo de forma consciente. Ele é uma excelente ferramenta de apoio para as apresentações, mas dependendo do objetivo outros recursos (principalmente físicos) precisam ser utilizados. Lembro que quando era criança (e isso não faz tanto tempo assim...), esses recursos audiovisuais não estavam disponíveis como hoje. O máximo que tínhamos contato com algo do gênero, era quando alguma professora alugava um filme e assistíamos na sala de vídeo ou biblioteca. Usávamos cartolina, papel kraft, tinta, massinhas, canetinha, giz de cera, papel crepom (saudade dos babados feitos na cartolina com esse papel)! Fazíamos maquetes d...

Qual engenharia devo fazer para ser Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Antes de responder essa pergunta, torna-se necessário entender quem pode ser Engenheiro de Segurança do Trabalho. Com base na Lei N° 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, e também sobre a Profissão do Técnico de Segurança do Trabalho só poderá exercer a especialização o “ Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação”. A Resolução nº 1.010, de 2005, amplia esse direito também a agrônomos. Sendo assim, a Lei ressalta que não há uma graduação específica para Engenharia de Segurança, portanto para exercer essa atribuição é necessário realizar uma especialização que irá conferir o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho aqueles profissionais que se graduaram em engenharia, arquitetura ou agronomia. (Leia mais sobre o assunto no post sobre a ...

Workshop de Tecnologia

Workshop de Tecnologia 💡 No dia 11/05 conferi esse evento organizado pela  @emgeoficial . Além das palestras sobre Segurança Cibernética, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial, o evento também contou com a apresentação de trabalhos criados pelos alunos com  #Minecraft (e eu louca, pensando em como aplicar na minha área). A interação no evento ficou por conta do  #Socrative , usado para votar nos trabalhos dos alunos e enviar perguntas aos palestrantes. Foi uma manhã enriquecedora e sai de lá com a cabeça com muito mais ideias do que quando cheguei 😂 (fico pensando se um dia me acostumo com minhas ideias).