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Escrita Colaborativa no Google Docs


Fonte: http://br.masternewmedia.org/2010/02/16/escrita_colaborativa_online_como_blogs_e_wikis.htm

Quantas vezes enquanto fazia um trabalho em grupo você se perdeu em meio a tantos arquivos enviados e reenviados? Quantas vezes salvou o último arquivo com títulos parecidos com: “Versão Final” ou “Versão Final 1” ou “Versão Final Final” (pelo menos do nosso projeto de graduação era algo parecido...)? E o pior de todos, quem nunca imprimiu a versão errada do trabalho?

Além de todos esses contratempos, hoje graças à internet, mesmo estando a km de distância de nossos colegas de sala de aula ou do trabalho, podemos nos comunicar ao mesmo tempo graças a aplicativos como chamadas de vídeo do whatsapp, facebook ou o mais conhecido Skype (conhece outros? Não deixe de comentar). E como ficam os trabalhos em grupo? Enviar e reenviar várias vezes versões do mesmo arquivo não tem dado tão certo.

Uma opção pode ser a escrita colaborativa. Além de uma habilidade a ser trabalhada com alunos de diferentes modalidades de ensino e idades, pode ser útil para facilitar os trabalhos em grupo ou mesmo orientações de um professor para um grupo ou apenas para um aluno.

Minhas sugestão é utilizar o Google Docs para essa atividade. Existem outras ferramentas disponíveis como o próprio OneDrive da Microsoft, mas confesso que prefiro e uso mais o Google Docs devido aos demais aplicativos do pacote.

No Docs é possível abrir um documento em branco e compartilhá-lo com os demais integrantes do grupo e o professor. Você pode configurar as permissões, se as pessoas poderão editar ou apenas visualizar o seu arquivo. Caso possam editar, o Docs personaliza uma cor para cada usuário e é possível rastrear todas as alterações realizadas no documento, por data, horário e responsável.

O Docs salva automaticamente o arquivo e você não precisa se preocupar se a internet cair ou acabar a luz. Depois você poderá salvar o arquivo em diferentes formatos. A interface é bem semelhante ao editor de textos da Microsoft, porém as ferramentas estão dispostas de maneira diferente e você pode demorar um pouco a se acostumar, mas nada que alguns minutos, paciência e alguns tutorias no Youtube não ajudem.

Além disso, você pode enviar comentários sobre parágrafos ou frases e até mesmo iniciar um chat pelo Docs. Várias pessoas podem acessar o documento simultaneamente. Basta organização para um não atrapalhar o outro.

Sugestão de aplicação de atividades:
  •         Orientação de TCC em grupo ou individual
  •          Redações
  •         Dicionários Online


As possibilidade de aplicação são infinitas e dependem do seu objetivo. Gosto de dizer que o professor precisa conhecer as ferramentas e de acordo com as disciplinas e os trabalhos que irá passar aos alunos, deve identificar quais as ferramentas estão de acordo com a proposta e podem facilitar a atividade.

Deixo para download um tutorial de escrita colaborativa, caso você tenha gostado da ideia e pretende aplicá-la em breve.

É professor e tem dúvidas de como usar as novas tecnologias na sua aula? É aluno e não sabe como usar as tecnologias para organizar seus estudos e potencializar a sua aprendizagem? É diretor ou pedagogo e quer implementar uma cultura de metodologias ativas na sua escola?
Eu posso te ajudar. Não deixe de entrar em contato!



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