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Letramento Digital

Prezados leitores, colegas e alunos!

Há algum tempo não escrevo para o blog, mas os ventos dizem que nesse ano será diferente. Se antes era estudante por conta própria de educação e tecnologia, agora estudo oficialmente. Aproveitarei meus estudos para compartilhar aqui textos e opiniões diversas sobre assuntos relacionados a Linguagem, Tecnologia e Ensino que hoje são meus objetos de estudo.

E para o primeiro texto dessa linha, vou abordar o conceito de “Letramento Digital”.

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Fonte: https://insights.samsung.com/2016/04/08/online-testing-highlights-the-need-for-digital-literacy/

Antes de definir “Letramento Digital” torna-se necessário contextualizar a situação em que a sociedade encontra-se atualmente. Ao longo dos anos a tecnologia tem evoluído abruptamente e invadido as relações sociais e profissionais, alterando a forma de adquirir informação e de se comunicar. Quando fala-se em Letramento, o foco é direcionado aos textos impressos, quando ampliamos esse conceito para “Letramento Digital” devemos acrescentar a habilidade de leitura e escrita a prática social de compreensão e criação de textos utilizando a linguagem multimidiática em ambientes digitais. (DALEY, 2010) (Ribeiro e Coscarelli, 2005) (SOARES, 2002)

Após a compreensão do conceito de Letramento Digital, deve-se identificar as habilidades básicas necessárias para que um sujeito seja considerado como “letrado digital”. O fato de enviar um e-mail ou um SMS pelo celular não configura o indivíduo como “letrado digital”, para isso é necessário segundo DALEY (2010) “aprender a escrever para a tela e a analisar a multimídia”. Segundo a pesquisadora não basta ser exímio utilizador de recursos digitais, deve-se analisar o design, os efeitos, a tipografia escolhida. O saber “navegar na rede” não é o suficiente para compreender todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia, deve-se aprender a utilizá-las e em interpretá-las.

Há muito tempo reflito sobre essa situação, porém não havia embasamento teórico, que hoje possuo. Os alunos de hoje, conseguem utilizar muito bem as novas tecnologias, descobrem novos aplicativos e recursos todos os dias, porém quando são desafiados a realizarem pesquisas, muitas vezes simples, apresentam grande dificuldade.

Para DALEY (2010) os cursos de graduação deveriam contemplar disciplinas que objetivassem o estudo da linguagem multimidiática, para melhor aplicação de recursos digitais, como é o caso dos filmes. Assim como são alfabetizados nos anos iniciais, posteriormente os discentes deverão aprender a ler e escrever a linguagem multimidiática. 

Os mais jovens já apresentam facilidades para lidar com essa linguagem, porém precisam ser instruídos de como usá-la em benefício próprio para a construção do aprendizado, que poderá (e deve ser) colaborativo. Deve-se ressaltar a importância da formação de docentes que estejam aptos e preparados para utilizar de forma pedagógica esses recursos em sala de aula, permitindo todo seu potencial e não apenas como complementos dos textos escritos.

Apesar de toda a praticidade das novas tecnologias em nossa sociedade, deve-se ressaltar que em muitos países, como é o caso do Brasil, milhares de pessoas não tem o mesmo acesso a elas, por exemplo. Essa situação caracteriza a “Exclusão Digital”, reforçada pela desigualdade social, má distribuição de renda e falta de investimentos em educação, o que exige novas políticas públicas e a ampliação do acesso as novas tecnologias para as classes menos favorecidas. (Ribeiro e Coscarelli, 2005)

Dos textos que li para o entendimento do conceito de Letramento Digital, o que mais chamou-me a atenção foi a necessidade da capacitação de alunos e professores para serem realmente letrados digitais, para enfim explorarem todas as possibilidades, e não apenas se contentar com o uso da tecnologia e não em entender sua linguagem.

Referências Bibliográficas

  • SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. vol.23 no.81 Campinas Dec. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf . Acesso em 10/03/2017.
  • Verbetes letramento e letramento letramento digital em: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Ed. UFMG. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/ . Acesso em 10/03/2017.
  • DALEY, Elizabeth. Expandindo o conceito de letramento. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 49, n. 2, p. 481-491, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200010 . Acesso em: 10/03/2017.

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