Pular para o conteúdo principal

Multiletramentos

Hoje vamos conversar sobre os conceitos de Letramentos e Multiletramentos. Por que no plural? Vale a leitura e a assistir os vídeos sugeridos.

Diferentemente do conceito de alfabetização, onde teoricamente o indivíduo adquire os conhecimentos básicos para ler e escrever, o conceito de letramento sugere que além das habilidades que o tornam um indivíduo alfabetizado, o letrado também deverá compreender e criar textos utilizando a linguagem multimidiática em ambientes digitais, como prática social (DALEY, 2010).
Nos estudos sobre o tema, recorrentemente aparecem termos como “letramento”, “letramentos”, “letramento digital”, “letramento visual”, “letramento político”, “tipos e níveis de letramentos”, “novos letramentos”, “práticas de letramentos”, “multiletramentos” entre outros, que segundo ROJO (2016) e TERRA (2013) constituem-se de termos que mudam conforme avançam os estudos na área e de acordo com a realidade social, e que o termo vem sendo empregado em diferentes áreas do conhecimento.
Confira a entrevista de Roxane Rojo sobre Pedagogia dos Multiletramentos, o vídeo foi produzido pelo programa Escrevendo o Futuro para o curso on-line Caminhos da Escrita.  
                          Pedagogia dos Multiletramentos - Parte 1

                          Pedagogia dos Multiletramentos - Parte 2

DIONISIO (2008) acredita que “imagem e palavra mantêm uma relação cada vez mais próxima. [...] Cada vez se observa a combinação de material visual com a escrita”. Para a autora não se deve destacar a imagem ou a palavra, mas sim a forma como é organizado o texto, se apresenta ou não harmonia visual entre elas. A afirmação da pesquisadora pode ser exemplificada no projeto do “livro digital” de Mike Mattas  onde texto, imagens, vídeo e áudio se complementam. 
Mike Mattas é desenvolvedor de softwares, e em apresentação ao TED Talks (2011) apresentou o que pode ser o primeiro livro digital interativo desenvolvido para IPAD e IPHONE. Com interações de vídeos, imagens, gráficos e mapas folheáveis e demais dados de visualização. A pesquisa pretende criar formas de disponibilizar o software para que futuramente editoras possam criar livros digitais. Confira:
                                     Livro Digital - Mike Mattas

Para STREET (2003) letramento deve ser usado no plural, pois o autor entende que o termo letramentos, refere-se a diversas situações cotidianas dependentes das práticas sociais e das tecnologias disponíveis. ROJO (2012) corrobora com essa afirmação, quando defende que “o termo multiletramentos [...] difere do conceito de letramentos por este se referir à multiplicidade e variedade das práticas letradas da nossa sociedade e aquele fazer referência tanto à multiplicidade cultural quanto a semiótica de constituição dos textos”. (apud ORLANDO e FERREIRA, 2013)
Segundo TERRA (2013) as pesquisas “realizadas no campo dos Novos Estudos do Letramento impõem a necessidade de pensar o letramento como uma prática sócio-cultural”. ORLANDO e FERREIRA (2013) acreditam que o docente tem papel fundamental nesse processo, uma vez que, seria o responsável por “descontruir práticas e pensamentos monoculturais e excludentes para então, reconstruí-los a partir de uma abordagem crítica e reflexiva sobre a temática [...]”.
Para SOARES (apud ORLANDO e FERREIRA, 2013) “tornar-se letrado é transformar a pessoa não no sentido de mudar de classe social ou cultural, mas de lugar social, pois o seu modo de viver socialmente e de se inserir na cultura, se tornam diferente”. Percebe-se a necessidade da aplicação da pedagogia de projetos, da pedagogia dos multiletramentos, que defende que mesmo sem novas tecnologias a aquisição de conhecimento seja feita de maneira mais colaborativa, interdisciplinar. Onde docentes estejam preparados e capacitados para instigar discentes a serem autores e não meros espectadores.

Referências Bibliográficas
  • Entrevista com Roxane Rojo. Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens feita pelo GRIM (Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia, da Universidade Federal do Ceará). Disponível em: http://goo.gl/H0fC9R .(Acesso em: 19/03/2017)
  • Entrevista com Roxane Rojo. Pedagogia dos Multiletramentos, produzido pelo programa Escrevendo o Futuro para o curso on-line Caminhos da Escrita. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IRFrh3z5T5w&t=640s. (Acesso em: 19/03/2017).
  • DALEY, Elizabeth. Expandindo o conceito de letramento. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 49, n. 2, p. 481-491, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200010 . Acesso em: 10/03/2017.
  • DIONISIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p.119-132.
  • ORLANDO, Andreia F., FERREIRA, Aparecida de J. Do letramento aos multiletramentos: contribuições à formação de professores(as) com vistas à questão identitária. Revista Travessias, Unioeste, Paraná. vol.7, n.1, 2013. Disponível em: http://goo.gl/sSbjRQ .(Acesso em: 19/03/2017)
  • TERRA, Márcia Regina. Letramento & letramentos: uma perspectiva sócio-cultural dos usos da escrita. DELTA [online]. 2013, vol.29, n.1, pp. 29-58. ISSN 0102-4450. c Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502013000100002 .(Acessado em: 19/03/2017)
  • Vídeo TED Talks, com Mike Mattas. Apresentação do livro digital para IPAD. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LV-RvzXGH2Y&t=31s. (Acesso em: 19/03/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquetes: um recurso para apresentação e aprendizagem

Devido aos avanços tecnológicos, acostumamos-nos a assistir apresentações de trabalhos sempre utilizando recursos visuais como o PowerPoint ou mais recentes como o Prezi. Há dez ou vinte anos atrás, usar o PowerPoint para uma apresentação era inovador, hoje em dia nem tanto. Sou apaixonada pelo PowerPoint (e para quem é como eu, indico o site da SOAP) e procuro usá-lo de forma consciente. Ele é uma excelente ferramenta de apoio para as apresentações, mas dependendo do objetivo outros recursos (principalmente físicos) precisam ser utilizados. Lembro que quando era criança (e isso não faz tanto tempo assim...), esses recursos audiovisuais não estavam disponíveis como hoje. O máximo que tínhamos contato com algo do gênero, era quando alguma professora alugava um filme e assistíamos na sala de vídeo ou biblioteca. Usávamos cartolina, papel kraft, tinta, massinhas, canetinha, giz de cera, papel crepom (saudade dos babados feitos na cartolina com esse papel)! Fazíamos maquetes d

Qual engenharia devo fazer para ser Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Antes de responder essa pergunta, torna-se necessário entender quem pode ser Engenheiro de Segurança do Trabalho. Com base na Lei N° 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, e também sobre a Profissão do Técnico de Segurança do Trabalho só poderá exercer a especialização o “ Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação”. A Resolução nº 1.010, de 2005, amplia esse direito também a agrônomos. Sendo assim, a Lei ressalta que não há uma graduação específica para Engenharia de Segurança, portanto para exercer essa atribuição é necessário realizar uma especialização que irá conferir o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho aqueles profissionais que se graduaram em engenharia, arquitetura ou agronomia. (Leia mais sobre o assunto no post sobre a

Letramento Digital

Prezados leitores, colegas e alunos! Há algum tempo não escrevo para o blog, mas os ventos dizem que nesse ano será diferente. Se antes era estudante por conta própria de educação e tecnologia, agora estudo oficialmente. Aproveitarei meus estudos para compartilhar aqui textos e opiniões diversas sobre assuntos relacionados a Linguagem, Tecnologia e Ensino que hoje são meus objetos de estudo. E para o primeiro texto dessa linha, vou abordar o conceito de “Letramento Digital”. Fonte: https://insights.samsung.com/2016/04/08/online-testing-highlights-the-need-for-digital-literacy/ Antes de definir “Letramento Digital” torna-se necessário contextualizar a situação em que a sociedade encontra-se atualmente. Ao longo dos anos a tecnologia tem evoluído abruptamente e invadido as relações sociais e profissionais, alterando a forma de adquirir informação e de se comunicar. Quando fala-se em Letramento, o foco é direcionado aos textos impressos, quando ampliamos esse conceito p